Café Econômico

Semana de resultados corporativos

Empresários jantam com Guedes para falar de Reforma, Relatório FOCUS deve apresentar queda de inflação em 2022, OPEP fecha acordo e aumenta produção de Petróleo, Powell começa a se preocupar com inflação nos EUA Dados de Vale, Petrobras e Magalu são expectativas e Fusão de Lame com B2W cria nova empresa na B3.

Política: 

Empresários jantam com Guedes para falar de Reforma Tributária, não temos grandes novidades. Mas a grande notícia talvez seja um novo grupo de 200 grandes empresários, alinhando as expectativas com o Ministro da Economia. Eles acharam o tom do Guedes mais amistoso e mais disposto a conversar, e reforçaram que irá diminuir o IRPJ para compensar os dividendos, irá diminuir a tabela do IR pessoa física, e quanto a pressão de estados e municípios, a resposta foi de que isso é normal, e irá recuperar essa arrecadação com a recuperação econômica.

Após receber alta, o Pres. Jair Bolsonaro sai do hospital na manhã de ontem (18), e vai direto para Brasilia.

Economia: 

Relatório FOCUS, apresenta previsão da inflação de 2022 para 3,75% contra 3,50% da meta.

Internacional: 

Na Reunião da OPEP foi fechado um acordo para o aumento de produção de petróleem de 400 mil barris/dia.
Os países do oriente médio gostariam de manter a produção baixa e consequentemente manter o preço mais elevado.
Mas até então, mesmo com esse conflito de interesse houve essa decisão do aumento. O que deve diminuir o preço do diesel e talvez da gasolina. O “Talvez” é porque sabemos como é a sede de aumentar impostos nos combustíveis em nosso país, e com o petróleo caindo, só há mais brechas para o aumento tributário. (O Brasil não é para fracos)

Gerome Powell preocupa ao falar sobre a inflação, que estaria amuito cima do razoável, com a meta de 2% os EUA estão orbitando uma inflação de 4%. Para completar, a Universidade de Michigan apresentou na sexta-feira alguns novos números para contribuir com a agitação do mercado: A confiança do consumidor está diminuindo, o que antes era medido a 86,3% caiu para 80,8%. Não é um valor muito baixo, mas está caindo, o que mostra que devemos ficar atentos.

Com isso tudo, as bolsas norte-americanas fecharam no negativo.

Vendas no varejo veio positivo em 0,60% nos EUA contra previsão de queda 0,40%.

Bovespa: 

Hoje Vale apresenta seus dados operacionais, Petrobras na quinta junto com precificação de novo follow On da Magal, e Fusão de Lame com B2W cria nova empresa na B3 com novo código de contrato: AMER3 

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.