Café Econômico

Semana decisiva

Votação da PEC está prevista para quarta no senado

Política: 

O Brasil está olhando para Brasília, será na quarta a votação da PEC na CCJ do Senado onde teremos a versão mais próxima da final para votação. O texto ainda segue indefinido e o governo não tem maioria para votar do jeito que está. A proposta é fatiar a PEC e seguir primeiro com a autorização do Auxílio Brasil, e tirar os precatórios do teto dos gastos, mas isso não é um consenso (ainda) por isso até quarta teremos uma definição. A proposta atual de fatiamento agrada o mercado.  

PSDB teve prévias online esse fim de semana marcado por impasses e brigas. De um lado, Dória (SP) tentando se lançar como presidenciável e do outro Eduardo Leite (RS), com acusações de fraudes nas votações o aplicativo ficou instável e eleição ficou suspensa. O clima é pesado e Arthur Virgílio que apoia Dória, atacou “Eu considero o PSDB um caminhão carregado de maçãs boas, mas tem uma que está estragando bastante as outras, dou nome e sobrenome: Aécio Neves”, esse que apoia Eduardo Leite e não está só conta com o apadrinhamento de Tasso Jereissati, José Aníbal, Pimenta da Veiga, Teotônio Vilela.  

Economia: 

Roberto Campos Neto, presidente do BC deu uma entrevista nessa última sexta que desagradou o mercado e passou  o sentimento de “perdido” ao afirmar que o mercado cobrou um preço muito elevado por um desvio que não foi tão grande assim, ao se referir ao estouro do teto, ao mesmo tempo que reconheceu que é preciso indicar o que vai fazer pela frente.  

Também disse que está com dúvidas sobre as reformas pela frente, “o mercado já não espera mais nenhuma” e também disse que vai revisar a expectativa de PIB de 2022 para baixo (atual 2,1%) . 

Reconheceu que a tese de inflação temporária está ficando cada vez mais absoleta e disse que irá ancorar a expectativa de juros futura.  

Caso o juros fique acima de 10% no ano que vem, e PIB abaixo dos 1% o endividamento do país subirá bastante o que irá comprometer o orçamento de 2023.  

A fraqueza da atividade econômica preocupa o Planalto e o secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, adiantou que essa semana devem ser anunciadas medidas par a estimular o crédito 

Bovespa: 

Na terça, Guedes, Bento Albuquerque (MME) e Luna e Silva (Petrobrás) deve ir no senado explicar os recentes aumento dos combustíveis. Na quinta no Petrobras Day 2021 a companhia divulga plano estratégico para o período de 2022 a 26 

Internacional: 

Na quinta, teremos Thanks Giving, que fecha o mercado na quinta e esvazia na sexta, já na quarta teremos nos EUA estimativa do PIB do 3 Tri e ata do FED. Até os mais otimistas já começam a precificar que a taxa de juros deverá subir em 2022 e não em 23.  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.