Café Econômico

Semana do Juros

Política: 

Reforma administrativa seria votada nessa terça, mas presidente da Câmara, Arthur Lira recuou de proposta que trazia privilégios a carreira de policiais e reduzia jornada e salário de servidores.  

O aumento do IOF começa hoje e vai até 31/12/21 (se não for prorrogado) desceu muito mal essa postura do presidente pelo seu caráter eleitoreiro para financiar o Auxílio Brasil esse ano. Já para 2022 as fontes são incertas, já que a reforma tributária, que aumenta impostos, tem forte resistência no senado.  

Bolsonaro encaminhou ao congresso, projeto de lei que muda o Marco Civil da Internet, dificultando a remoção de conteúdos pelas grandes plataformas digitais.  

 
CPI da COVID deve acabar em breve e Renan Calheiros deve pedir o indiciamento de Bolsonaro por prevaricação.  

Economia: 

Essa semana teremos reunião do COPOM, quarta devemos ter a SELIC a 6,25% aumento de 1%. EUA, China, Inglaterra, Japão e Turquia também decidem nessa semana sobre mudanças na taxa de juros.  

Guedes foi perguntado pelo jornal Estadão sobre o aumento do IOF e ele explicou que essa medida, “trava” o Bolsa Família nos R$300 e que o “mercado deveria estar celebrando”.  

Apagão de água e energia. Nesse fim de semana 13 cidades do Rio de Janeiro e algumas cidades de Minas e SP ficaram sem energia. Segundo a ONS não tem a ver com a crise hídrica e sim com uma falha técnica em Furnas 

O reservatório de Ilha Solteira, o maior de SP, atingiu nível crítico de 0% de volume útil, suspendendo a navegação em uma das principais rotas de escoamento agrícola do País, a hidrovia Tietê-Paraná. 

Segundo a área técnica do TCU, as medidas adotadas pelo governo não são suficientes para afastar o risco de o Brasil sofrer com apagões ou enfrentar um racionamento de energia.  

Caminhoneiros em Brasília, listaram oito temas que serão alvos de reinvindicações ao governo, entre eles, a política de preços da Petrobras em relação ao Diesel e a defesa do preço mínimo de fretes. 

Internacional: 

Nos EUA, espera-se anuncio de redução do tapering para esse mês.  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.