Café Econômico

Taxa de Juros Triplica em 2021

Em conversa vazada a imprensa, Guedes disparou críticas a colegas: “Não falta dinheiro ao País, mas gestão. Às vezes me pergunto o que estou fazendo aqui”.

Política:

A PEC dos Precatórios não foi aprovada ontem, pois não havia quórum seguro para votar. A divisão no congresso é que parte dos deputados querem furar o teto de vez da mesma forma que outros não querem furar nada. A maior parte está de acordo o “furinho” do jeito que foi proposto, mas ainda não é maioria suficiente para vencer a votação

Enquanto Arthur Lira discute e negocia com a oposição dizendo que “sempre pode haver um ajuste no texto” o ministro da Cidadania Roma disse que a PEC precisa estar aprovada nas duas Casas “no início de novembro” para o pagamento do novo auxílio até o fim do ano, sem esbarrar na proibição de aumento de despesas sociais em ano eleitoral.

Rodrigo Pacheco prometeu colocar em votação no Senado, assim que passar pela Câmara.

Enquanto a PEC é a discussão da vez, parlamentares aproveitam a folga no orçamento para aumentar os recursos que recebem do governo. O Relator já incluiu na PEC R$16 bilhões com esse objetivo e deputados querem derrubar o veto presidencial que limita até R$16 milhões no PIX Orçamentário (sem necessidade de aprovação prévia) para os deputados.

Economia:

Com o Governo fazendo sua parte, e muito bem, para não haver nenhum tipo de controle inflacionário, gastando, gastando e gastando, sobrou para o Banco Central aumentar a taxa de juros e consequentemente diminuir o consumo das famílias.

SELIC subiu 1,5% ontem, e já está contratado um aumento de igual tamanho para dezembro, chegando a 9,25%

Stuhlberger, sócio fundador da Verde Asset, disse ontem em evento na Anbima que a inflação “deu um baile no Banco Central, nos economistas e no mercado”, com índices superando seguidamente as previsões. “Hoje não há garantia de que o governo não fure o teto mais forte em 2022”.

Nosso presidente ontem, em entrevista a Rádio Jovem Pan atacou mais uma vez o mercado “É todo nervosinho, qualquer negocinho aumenta a taxa de juros de longo prazo”.

Em conversa vazada a imprensa, Guedes disparou críticas a colegas: “Não falta dinheiro ao País, mas gestão. Às vezes me pergunto o que estou fazendo aqui”.

IGP-M de setembro deve apresentar alta de 0,30% contra deflação de 0,64% do mês anterior. Internacional: As 08:45h

Internacional:

Cristina Lagarde, presidente do BCE deve manter inalterada a taxa de juros no bloco.

Apple e Amazon divulgam seus balanços depois do fechamento do mercado.  

Bovespa:

Hoje teremos balanços de três grandes empresas, Vale, Petrobrás e Ambev.  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.