Transformar um CDI em IPCA+ ou pré-fixado. Saiba como é possível trocar o indexador dos seus investimentos. 

O mercado financeiro tem soluções e alternativas muito mais amplas do que o investidor imagina. Por exemplo, considere onde o cenário de juros está subindo, é natural o investidor buscar um produto de 110% ou 120% do CDI para aproveitar esse movimento. Enquanto o juros está estável, ainda assim continua sendo vantajoso. O problema está quando o juros começa a cair, que o que vem acontecendo recentemente. Mas e agora? O que fazer com meu título de longo prazo? Vou ter que acompanhar a queda da rentabilidade? Para isso, existe o SWAP de renda fixa. 

O SWAP que significa(troca) em inglês é uma dessas operações que muitos investidores deixam de explorar por falta de conhecimento. Mas antes disso, vamos entender o que está acontecendo agora em 2024 e como podemos utilizá-lo. 

Cenário atual 

Na pandemia de 2020, os bancos centrais imprimiram trilhões em moeda e colocaram na economia circulante, ao mesmo tempo que a indústria diminuiu a produção. Muito dinheiro e pouco produto, potencializou uma forte alta de preços (inflação). 

Azul inflação no Brasil, em vermelho, inflação nos EUA. Últimos 5 anos. 

O remédio da inflação é a taxa de juros e por isso ela foi elevada no Brasil a 13,75% e nos EUA a 5% para conter a disparada dos preços. Fazer um CDB a 110% do CDI em 2023 foi um excelente investimento garantido mais de 1% de rentabilidade ao mês, entretanto a inflação oficial no Brasil caiu para 4% possibilitando assim, a queda dos juros, atualmente em 10,25%. 

O 110% do CDI, que antes era uma maravilha, agora tem dificuldades de alcançar o sonhado 1% a.m. além de considerar a projeção de queda para 9% em 2025. O Brasil sofreu por anos com uma anomalia chamada estagflação, onde temos inflação real com baixo crescimento. Toda vez que o Governo fica deficitário (gasta mais do que arrecada) é necessário fazer dívida futura, para pagar as despesas presentes. Com isso temos mais dinheiro em circulação do que produtos e com isso aumenta a inflação. 

Grande Oportunidade

No atual momento temos uma grande oportunidade de investimentos para quem tem títulos ligados ao CDI e querem migrar para o IPCA. Entenda: 

Digamos que em 2022 você comprou um título de 110% CDI para 5 anos. Como a expectativa de juros é cair de 10% para 9% em breve sua rentabilidade deve cair para 9,90% ao ano (110% de 9). 

Hoje como a inflação é de 4% e o juros é 10%, fica fácil encontrar um título de IPCA+6, para equiparar ao CDI.  Então projete um crescimento da inflação para 6% com o aumento dos gastos públicos e uma taxa de juros estável em 10%. Quem comprar hoje um IPCA+6%, terá então 6+6 = 12%, bem acima dos 9,9% do 110% do CDI.  

Mas como trocar um título de CDI para IPCA+ no meio do caminho? É aí que entra o SWAP. O mercado financeiro, por meios de travas e proteções, permite você trocar o indexador do seu investimento. 

O Swap é possível mudar os indexadores dos ativos de renda fixa permitindo migrar entre (CDI x IPCA+ x PRÉ) fazendo com que melhore sua performe em diferentes cenários econômicos sem ter que assumir uma parcela maior de risco ou assumir uma rentabilidade inferior. Também é não é necessário esperar longos prazos de ativos atrelados a indexadores que não estão mais atrativos, se tornando uma ótima opção quando há mudança de cenário, como agora.  

Faça uma simulação do SWAP nos seus investimentos e avalie se faz sentido para você. Converse com seu assessor de investimentos.