Café Econômico

Um Novo Impeachment, um “megapedido”.

CPI do COVID, Reforma Tributária, independência do Banco Central, Auxílio Emergencial estendido, IPCA-15, PCE EUA e o "Megapedido" de um Novo Impeachment.

Política: 
CPI do COVID hoje tem depoimento dos irmãos Miranda. Temos que ficar atentos nesse caso para entender até aonde o presidente está ou não envolvido, já que o deputado e ministro, Onyx estão se contradizendo. Dirigentes da PF dizem que nenhum inquérito foi aberto a pedido do presidente.  

Reforma Tributária. Guedes deve entregar em ato simbólico texto que ajusta o IR para pessoas físicas e jurídicas o  que faria parte da segunda etapa da reforma, sendo a primeira juntar o PIS e COFINS. 

Na etapa 2 o foco é reduzir o IR, tributar os dividendos e acabar com o Juros sobre Capital Próprio (JCP) 

O Banco Central se tornou independente esse ano, uma grande vitória para nós brasileiros mas o governo entrou na Justiça para revogar essa autonomia e processo está devagar no STF que vem sofrendo pressão do Congresso para reafirmar a liberdade do BC. 

Governo deve anunciar hoje prorrogação do Aux. Emergencial até Outubro/21 para mais necessitados o que deve auxiliar a economia e sua popularidade se recuperar.  

Na próxima semana um “megapedido” de impeachment deve ser protocolado com o apoio da oposição e ex-bolsonaristas como Alexandre Frota e Joice Hasselmann. Pesquisas vem mostrando queda na popularidade do governo ao mesmo tempo que presidente coloca milhões de pessoas nas ruas no meio de uma pandemia para lhe apoiarem. Caso Covaxin, pacote de auxílio e recuperação econômica devem dar o tom da política nos próximos meses.  

Economia: 
Hoje retemos IPCA-15 as 09h que pode trazer uma meta de inflação em 0,85% o dobro de maio 0,44% pois já deve considerar o peso do aumento da energia e combustível.  O que pode fazer o contra ponto é a queda no dólar (mais abaixo) 

Internacional: 
PCE (inflação nos EUA) as 09:30h 
Biden anuncia mais um megaprojeto de pacote de US$ 1,2 trilhão na área infraestrutura o que fez IMAT subir ontem 

Dólar 
Moeda fechou a R$4,90 com queda de 1,17%  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.