Café Econômico

Vendas Abaixo do Esperado

Vendas a Varejo muito abaixo do esperado para agosto Em Brasília tudo se discute, mas sem novidades para 2021, Convocação de Guedes foi aprovada por 310 x 142 votos, Briga entre Estados e União sobre o ICMS do combustível , STF, Bolsonaro e a acusação de Moro sobre interferência na PF, Diminuição do risco de shutdown nos EUA fez bolsas subirem

Economia: 

Vendas a varejo vieram ontem -3,1% muito abaixo do esperado de alta de 0,7%. Pegou em cheio no mercado e já começamos a sentir o efeito da elevação da taxa de juros. Temos inflação com estagnação econômica. Quanto mais juros sobe, mais o mercado sofre, mais os bancos ganham e mais dinheiro o governo pode gastar, gerando ainda mais inflação. 

O resultado foi o pior mês da série histórica, para agosto. O que surpreendeu positivamente foi o aumento das vendas de carros com alta de 10,2% mesmo com a diminuição da oferta global. Dado ainda é inferior em 21,3% comparado com 2020. 

A Grande dúvida agora é para onde o governo vai querer conduzir a economia. Com a diminuição das vendas a varejo é um claro sinal de que as pessoas estão gastando menos, se o governo for mais populista, mais assistencialista vai aumentar impostos e gerar ainda mais inflação criando um poço sem fim. Se cortar gastos governamentais abre espaço para consumo das famílias mas essa medida seria impopular em pré-eleição.  

Enquanto isso, no congresso nada da PEC dos Precatórios, Auxílio Brasil, Auxílio Emergencial estendido e vale-gas da Petrobras. Tudo é discutido, nada é resolvido e a OffShore de Guedes abre espaço para oposição enfraquece-lo ainda mais que inclusive seu depoimento no congresso foi aprovado por 310 x 142.  

Maranhão e Minas Gerais apresentaram uma proposta extraordinária para o CONFAZ para congelar o preço de referência para tributação do combustível até o final do ano, medida que não teve apoio dos outros estados. Isso aconteceu depois de Lira (aliado ao discurso do Presidente) de que o culpado pelo preço alto do combustível é a forma que o ICMS é tributado e disse que colocará em votação após o feriado, para estabelecer como preço base a média dos últimos 2 anos.  

A defesa do ex-ministro Sérgio Moro, acusou o presidente de querer esvaziar a análise pelo STF do caso de interferência na PF ao informar, minutos antes da sessão do Supremo que vai depor presencialmente. Bolsonaro com perspectiva de derrota no STF mudou de ideia e desistiu da defesa por escrito.   

Internacional: 

Nos EUA o risco de shutdown ontem foi afastado, pelo menos para dezembro, foi essa impressão que passou ontem ao sair da reunião de portas fechadas o líder da maioria do Senado, Chuck Schumer onde haveria um acordo entre os partidos.  

O senador não deu declarações abertas, mas foi suficiente para o mercado americano reagir positivamente e puxar o nosso aqui.  

Youtube: Acompanhe ao vivo nossa transmissão diária do Café econômico todos os dias as 08:20h da manhã no nosso canal do Youtube 

Spotify: Após a transmissão ao vivo, o café econômico também fica disponível em formato de Podcast no Spotify.