Você Sabe o que são as commodities e como elas impactam nosso dia a dia?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Commodities são produtos que não possuem diferenciação de um produtor para outro. Como exemplo, podemos dizer que o milho produzido no Brasil é o mesmo produzido em campos Chineses ou que o nosso barril de petróleo é praticamente o mesmo que o produzido nos Emirados Árabes.

Em Geral, esse bem tão precioso pode ser dividido em 3 grupos:

  • ​1 – Agrícolas: Laranja, algodão, milho, soja, trigo, etc.
  • 2 – Minerais: petróleo, ferro, ouro, gás natural, etc.
  • 3 – Ambientais: água, madeira, energia elétrica, etc.​​

Agora, sabendo o que são as commodities, você já parou para pensar como elas podem influenciar diretamente em nossas vidas? ​

Desde o tempo em que éramos uma colônia, as commodities eram nosso maior produto em território. Já tivemos a época da Cana de açúcar, do ouro, do café… Na última década, para ser mais preciso, em 2004, a demanda por commodities aumentou muito devido o rápido crescimento da China e o Brasil soube aproveitar cada momento deste BOOM na economia internacional através de aumento de demanda e preço das commodities.

As commodities representam cerca de 65% de todo o valor recebido das exportações em nosso país. Traduzindo em números e trazendo para uma realidade próxima, em 2018, nós exportamos USD 239.5 Bilhões e desse valor, nossas amigas commodities, trouxeram USD 157.83 bilhões para nosso PIB.

Commodities, o bem mais precioso para países em desenvolvimento e matéria prima essencial para os desenvolvidos.

Entendemos o quão importante são as commodities e o quanto de renda elas trazem para nosso país anualmente, certo? ​​

Agora, vamos falar de um assunto que está nos top trendings do mercado financeiro, a tão esperada e bem quista diminuição da taxa SELIC que falamos em alguns artigos atrás. Com a redução da taxa SELIC, nossas commodities podem ser extremamente beneficiadas de duas formas:

​​1- Evolução tecnológica: os empréstimos e financiamentos ficaram mais acessíveis para nós, pessoas físicas, e para as empresas. Logo, o investimento em maquinário, logística e tecnologia para as empresas de commodities terão maior recorrência elevando assim a produção de commodity para nosso consumo interno e exportação. Essa evolução tecnológica fará que Brasil consiga ter uma maior produção e melhor qualidade de commodities ficando mais competitivo para o comércio internacional.

2- Investimentos: A renda fixa deixa de ser vantajosa, por esse motivo, as pessoas tendem a procurar investimentos mais rentáveis e com toda certeza, empresas cujo principal produto são commodities terão vantagens na escolha dos investidores. Elevando assim, o capital, crescimento destas empresas e consequentemente a atração de investidores estrangeiros visando alta valorização de empresas de países em desenvolvimento. Para finalizar, segue uma lista de algumas empresas no ramo de commodities e que estão na Bolsa de Valores:​Petrobras – PETR4 , Vale do Rio Doce – VALE3 , Suzano – SUZB3 , SLC Agrícola – SLCE3 , Gerdau – GGBR4 , Usiminas – USIM5 , etc.

Deseja aprender como analisar o gráfico das empresas acima e encontrar os melhores pontos de compra das ações? Nosso curso Investindo em Ações tem todas as técnicas e informações para te ensinar a ganhar dinheiro no mercado financeiro.

Quer saber mais sobre Commodities? Deixe aqui embaixo sua pergunta ou sugestão do próximo tema.