Você Sabe o que são as commodities e como elas impactam nosso dia a dia?

Commodities são produtos que não possuem diferenciação de um produtor para outro. Como exemplo, podemos dizer que o milho produzido no Brasil é o mesmo produzido em campos Chineses ou que o nosso barril de petróleo é praticamente o mesmo que o produzido nos Emirados Árabes.

Em Geral, esse bem tão precioso pode ser dividido em 3 grupos:

  • ​1 – Agrícolas: Laranja, algodão, milho, soja, trigo, etc.
  • 2 – Minerais: petróleo, ferro, ouro, gás natural, etc.
  • 3 – Ambientais: água, madeira, energia elétrica, etc.​​

Agora, sabendo o que são as commodities, você já parou para pensar como elas podem influenciar diretamente em nossas vidas? ​

Desde o tempo em que éramos uma colônia, as commodities eram nosso maior produto em território. Já tivemos a época da Cana de açúcar, do ouro, do café… Na última década, para ser mais preciso, em 2004, a demanda por commodities aumentou muito devido o rápido crescimento da China e o Brasil soube aproveitar cada momento deste BOOM na economia internacional através de aumento de demanda e preço das commodities.

As commodities representam cerca de 65% de todo o valor recebido das exportações em nosso país. Traduzindo em números e trazendo para uma realidade próxima, em 2018, nós exportamos USD 239.5 Bilhões e desse valor, nossas amigas commodities, trouxeram USD 157.83 bilhões para nosso PIB.

Commodities, o bem mais precioso para países em desenvolvimento e matéria prima essencial para os desenvolvidos.

Entendemos o quão importante são as commodities e o quanto de renda elas trazem para nosso país anualmente, certo? ​​

Agora, vamos falar de um assunto que está nos top trendings do mercado financeiro, a tão esperada e bem quista diminuição da taxa SELIC que falamos em alguns artigos atrás. Com a redução da taxa SELIC, nossas commodities podem ser extremamente beneficiadas de duas formas:

​​1- Evolução tecnológica: os empréstimos e financiamentos ficaram mais acessíveis para nós, pessoas físicas, e para as empresas. Logo, o investimento em maquinário, logística e tecnologia para as empresas de commodities terão maior recorrência elevando assim a produção de commodity para nosso consumo interno e exportação. Essa evolução tecnológica fará que Brasil consiga ter uma maior produção e melhor qualidade de commodities ficando mais competitivo para o comércio internacional.

2- Investimentos: A renda fixa deixa de ser vantajosa, por esse motivo, as pessoas tendem a procurar investimentos mais rentáveis e com toda certeza, empresas cujo principal produto são commodities terão vantagens na escolha dos investidores. Elevando assim, o capital, crescimento destas empresas e consequentemente a atração de investidores estrangeiros visando alta valorização de empresas de países em desenvolvimento. Para finalizar, segue uma lista de algumas empresas no ramo de commodities e que estão na Bolsa de Valores:​Petrobras – PETR4 , Vale do Rio Doce – VALE3 , Suzano – SUZB3 , SLC Agrícola – SLCE3 , Gerdau – GGBR4 , Usiminas – USIM5 , etc.

Deseja aprender como analisar o gráfico das empresas acima e encontrar os melhores pontos de compra das ações? Nosso curso Investindo em Ações tem todas as técnicas e informações para te ensinar a ganhar dinheiro no mercado financeiro.

Quer saber mais sobre Commodities? Deixe aqui embaixo sua pergunta ou sugestão do próximo tema.